sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Conversa alheia



Por uma dessas inconveniências da vida, estava próxima de mãe e filha.
A primeira, com aparência uns 30 anos, a segunda, uns 6. A segunda ameaçava desobedecer a primeira. A primeira repetiu a advertência: Você vai se machucar!
A menina: "Eu vou lá."
A mãe, derradeira: "Já lhe disse. Não desobedeça a mãe, senão você vai ser infeliz."

Por sorte eu já me afastava, pois me assustei um pouco com a frase final. Achei tão forte a afirmação em tom de ameaça: ...senão você vai ser infeliz.
Saí pensando na repercussão psíquica da frase naquela menina daqui há alguns anos, ainda mais porque parece ser algo dito recorrentemente pela mãe.

Saio pensando no valor simbólico das palavras...

Enfim, essas coisas que adultos fazem com crianças e depois não entendem porque certos adolescentes e jovens são como são.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acertadíssimo Val. Eu tenho uma preocupação que sempre passo pro meu povo em casa: cuidado com as palavras SEMPRE, NUNCA, TODA VIDA, e outras do mesmo e definitivo naipe, aforante as depreciativas, cujo mal é imediato e fatal. Elas têm um efeito tão forte não só nos adultos, mas sobretudo nas crianças que as ouvem. Assunto sério este. Um dia ainda teço um post sobre isto também. FAz bem pra gente e pra quem nos lê. Obrigado.

Val disse...

É... eu me preocupo aqui por conta da filhota. Abraços!

Anônimo disse...

Sei que você viaja muito e tal e coisa, mas nem um "FOTINHA" dos belos cats? Um maravilhoso final de semana pra você a filhota linda. bjs