domingo, 12 de agosto de 2007

Cansaço...


Tenho uma amiga que diz que eu sou muito exigente com meus alunos.
Ela diz que eu devo ser exigente sim, mas também mais afetiva. Que falta afeto na minha relação com os alunos e que isso contribui para os resultados e tal.
Não entendo muito isso.
Chego a ter uma intuição sobre, mas ainda não compreendo.
O fato é que eu vivo uma luta constante para me comunicar melhor com esses alunos e cada final de disciplina ainda carrego uma boa dose de frustração.
Acho que se eu pudesse mensurar numericamente, diria que os alunos com bom rendimento nas disciplinas atingem uns 20% do que acontece nela. Mas a maioria, a grande maioria não chega a 5%.
Dá um cansaço...
No final da semana que passou fui assistir a apresentação final dos trabalhos dos alunos para o encerramento de uma disciplina que considero muito legal (Diferente daquelas mais técnicas e massantes, em que o aluno precisa cumpri-las obrigatoriamente). E eu tive que fazer cara de paisagem, pois tudo foi muito ruim e nessa altura do campeonato não havia mais como remendar nada, assim o melhor seria não demonstrar o desampontamento.
Nada do que foi discutido teoricamente se apresentou nas toscas interpretações. Todas as leituras da cultura contemporânea continuaram pautadas no senso comum. Parece que a disciplina não os afetou.
Quem tentou ainda apresentou confusões assim, de colocar como análogas o interpretante (da semiótica) e o intérprete. Ulalá!
Enfim, a resposta é pouca, é rasteira e considero inconcebível que universitários tenham um desempenho assim e isso lhes pareça suficiente. É tão estranho...
O que fazer com isso?

2 comentários:

Lu disse...

Nega, eu ando tão cética. O meu lado negro da força diria: mude de profissão. Monte uma dupla sertaneja.
Mas tudo bem, eu ainda tenho a luz: não desista. Se houver um, apenas um que tenha entendido o objetivo do curso, já valeu a pena.
Beijão,
Lu

Val disse...

Há que sempre fazer um mantra: HUMMMMMMM....