sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Quando é melhor ficar calada


Noite ruim. Ontem minha filhota, minha loirinha-tudo-de-bom, amanheceu doentinha. O dia inteiro com náuseas e vômitos. A noite foi de acordar várias vezes para atendê-la. Felizmente ela acorda um pouco melhor. Eu, meio sonâmbula. Faço um café para acordar. Adoro café. Viva o café. Como tantos outros, meu dia só começa depois da primeira xícara de café.
Como o dia começou anormal (Levantei mais tarde do que de costume), liguei a televisão. Calhou de ser no final do programa da Ana Maria Braga (Globo). Calhou de ser no momento em que ela iria narrar a mensagem final do programa para esse dia de finados. E era uma dessas mensagens chinfrins que querem parecer originais. Em resumo fazia supor ser uma fala de uma mulher moderna que reclama de sua condição de mulher moderna e põe a culpa nas feministas. Se elas não tivessem reivindicado a igualdade social de gênero, as mulheres hoje continuariam sendo as ‘Amélias’ do passado, submissas aos homens e felizes. Felizes por não precisarem assumir as tantas responsabilidades que hoje lhe são exigidas. Assim a idéia é a de as mulheres submissas do passado eram felizes e as de hoje não. E a culpa desse estado das coisas é das feministas que mudaram o que não deveria ser mudado.
Quanta besteira, né? Pra que dizer tanta asneira? E no dia de finados? Não entendi.
Caramba! Fico pensando quantas mulheres assistem a esse besteirol toda manhã...
Dizer que as mulheres submissas do passado eram mais felizes que as atuais é o mesmo que dizer que viver em liberdade é pior do que viver sob a tutela do outro. A liberdade traz o ônus da responsabilidade. Mas esse ônus é infinitamente melhor do que não ter liberdade.
Claro que a senhora Ana Maria Braga (mulher bem sucedida e feliz, por ser moderna e, portanto, livre) estava só tentando fazer uma graça com esse texto sem graça.
Melhor seria se tivesse ficado calada.

5 comentários:

Marta Bellini disse...

Odiei a baboseira da anamariabrega!

Val disse...

Você viu? Horror, horror, horror!

Anônimo disse...

VAl, quando comecei a ver naquele dia a Ana Maria Braga falando aquilo logo pensei: - ela arrumou pra cabeça! E não errei, não é. Certamente quem escreveu aquele texto estava de olho no Ibope PLim-PLim, querendo amealhar também a audiência "das que sofreram e sofrem" com o irrevogável modernismo feminino.

Unknown disse...

Atendo muitas mulheres em meu consultório, infelizes por não poderem ser mães de verdade de seu filhos, mulheres sofridas e estressadas por terem que encarar tantas dificuldades fora de casa, elas só queriam ser pessoas e mães, masagora são apenas trabalhadores, que só cabe na frieza e indelicadeza dos seres do sexo masculino, muitas mulheres só queriam ser mulher mas não ocupar o espaço dos homens. Vejo hoje muitas de nós nos butecos enchendo a cara até amanhecer o dia e mendigando homens, será que essa falsa "liberdade" foi bom para nós? O número de mulheres aidéticas aumenta a cada dia, o número de mulhres envolvidas no crack da mesma forma, será que o que é melhor a burka das mulçulmanas que preservam a sua intimidade ou a Carla Perez que pra fazer sucesso tinha que simular relação sexual com uma garrafa em frente a uma multidão pra ganhar dinheiro? Será que conquistamos liberdade ou nos tornamos mais escravas do que nunca???!!!

Soraya Mendes - Psicóloga

Rita de Cássia disse...

Eu vi tambem aquele dia, e não enendi o porque nem onde ela queria chegar com tão infeliz texto! Deve ter sido toxicação de botox fia!! hauauauauaua