sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Li isso num site português e ronronei:

“Toda vida deveria ter sete gatos”.

* * *


O telefone de casa pifou. Levei o aparelho para o concerto. E levei na cara o coeficiente de obsolescência!
Ô meu amigo, minha amiga, não sabem o que é coeficiente de obsolescência? É um cálculo feito por engenheiros e projetistas para que um objeto qualquer tenha um determinado tempo de utilidade sem precisar de concerto. Isso mesmo. Quase tudo o que consumimos industrialmente leva consigo uma data de validade. Depois desse tempo você é obrigado a substituir o objeto por outro, pois que não funciona mais. É a produção para o consumo.
Fico inquieta com isso, pois significa que as coisas poderiam durar mais do que duram. Só não acontece por que é mais vantajoso na economia liberal, que haja substituições frequentes, ou seja, mais e mais consumo.
Quer um exemplo? Meu telefone, como dizia aí no início. Orçamento feito, para consertá-lo deveria pagar 85,00. E sem qualquer garantia de que ele não falharia num outro item.
Com 14,00 a mais eu compraria um novo. Foi o que fiz.
Esse é o efeito da obsolescência.

* * *

O telefone novo tem uma opção de tom que é uma combinação de miado de gato com uma nota musical. Quem teve essa idéia mais estapafúdia de inventar esse tom? Alguém seria igualmente estapafúrio em escolhê-lo?
ROM ROM ROM! Claro, euzinha!
Agora aqui em casa, se alguém liga, o telefone mia. Tudo a ver!

Nenhum comentário: