terça-feira, 26 de agosto de 2008

Lixo Político


Intensifica-se a campanha política municipal. E o centro da cidade não pode ser poluído com a propaganda política. Como sempre, a cidade deve manter a aparência de limpeza. Não importa se está limpa de fato, precisa parecer limpa.
O centro não pode ficar sujo, o espaço público não pode ser poluído, mas o espaço doméstico, individual, privado, sim.
Acho curioso esse paradoxo neo-liberal. Ele carrega a premissa de defender o individualismo, mas parece não entender a relação entre individualismo e direitos dos indivíduos.
Semana passada, ao chegar em casa encontrei esse adesivo (da foto) colado no muro contíguo ao meu portão.
Senti-me agredida.
Penso que devem ser respeitados os direitos dos candidatos em fazer sua campanha, que inclui a distribuição de propaganda. Mas os cidadãos devem também ter o direito de aceitar ou não. Não?
Eu não estou tendo meu direito de consumidora respeitado.
Invadem meu espaço privado com esse material de campanha. Minha caixa de correio está constantemente lotada de “santinhos” de candidatos a vereador. Todos os dias é preciso fazer faxina nela.
E tem sido assim: as ruas liberadas, higienizadas da propaganda, mas o espaço privado pode ser a lata do lixo político.

Nenhum comentário: