sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Propaganda & instituição pública


Há um tempo atrás a atual administração da UEM investiu na colocação desses símbolos em pontos estratégicos do campus universitário. Ouvi, logo a seguir, rabugices de pessoas da UEM a respeito. Entre as rabugices: Dizia-se que era um gasto desnecessário do orçamento público... Parecia propaganda para se confrontar com as outras instituições de nível superior particulares da cidade... Era uma forma de auto-promoção da atual administração... Aquilo ia contra à sisudez e austeridade que precisam ser evidenciadas nas instituições públicas...
...
Depois silêncio. Todo mundo esqueceu.
...
Achei bom. Afinal, achei a iniciativa muito boa. Mais do que propaganda (será?)trata-se da marca da universidade. Importante para sua identificação. Muitas vezes antes dela, ouvi reclamações de pessoas que visitavam a universidade por que não havia qualquer identificação no campus de que ali era a UEM. Depois de um tempo perdidas, as pessoas só conseguiam se localizar perguntando. Eu mesmo quando vim para cá sofri o mesmo problema. Só por isso a ação já pode receber elogios.
...
Também achei bom por que. há um tempo atrás. uma faculdade particular pagou por uma propaganda de seu vestibular em um outdoor enorme colocado na rua ao lado da reitoria da UEM (entrada principal do campus). Um estrangeiro poderia achar que o campus era dela. Realmente, uma propaganda agressiva. Senti repulsa.
Penso que esses símbolos podem intimidar ou minimizar o impacto de coisas assim.
...
A entrada do campus ficou bonita assim. Há agora sempre uma grande bandeira do Brasil na sua fachada, com o nome da instituição em grandes letras de concreto.
E acho uma bobagem essa idéia de que o bem público deva ser sisudo. O espaço do conhecimento também é o espaço da alegria e da vida.
A UEM é a melhor universidade do estado e sua visibilidade também deve estar no uso de seus símbolos.